PELOS SERES VIVOS, RAROS  ESCASSOS ESPECIAIS.

FUNDAÇÃO RELICTOS

NOTÍCIAS  23

                                  

A pedido da FUNDAÇÃO RELICTOS foi realizada dia 06 de outubro em Ipatinga uma audiência pública sobre a instalação do loteamento Parque dos Vales em Caratinga - MG. O empreendimento prevê áreas  residenciais, comerciais e industriais e abrigará uma população total de 25.690 habitantes.

O Diretor Administrativo Ambrosio Ferreira de Oliveira Sobrinho representou a Fundação Relictos apresentando as considerações levantadas após analise da documentação apresentada no EIA / RIMA. Para as quais recomendamos ao órgão ambiental responsável pelo licenciamento atenção especial :

Captação de água.

O Empreendimento propõe a Captação Inicial através de poços tubulares profundos para a fase de obras, posteriormente seria efetuado Captação na Lagoa Silvana durante os primeiros anos de operação com uma Vazão estimada de 45 l/s. Na ultima etapa com o aumento da demanda será construído um sistema completo com captação no Rio Doce com Vazão estimada de 77 l/s.

É necessário que a lacuna produzida pela Ausência de estudos ambientais e hidrogeologicos que  validem a opção de captação de  água da Lagoa Silvana seja sanada para  se ter   certeza que os impactos ambientais podem ser  suportados pelo ecossistema local. Os documentos apresentados pelo empreendedor  afirmam que   foram desenvolvidos projetos para a utilização de outros mananciais alternativos, mas não apresenta  estes estudo nem indicam quais mananciais seriam estes.

Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário.

O Sistema de coleta, tratamento e destinação final dos efluentes sanitários do empreendimento é composto por três concepções diferenciadas o Setor Residencial onde se adota Fossas Sépticas individuais com filtro anaeróbio e sumidouro, o setor de Equipamentos Coletivos onde  é adotado Tanques Sépticos complementado por Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente ou Estações Compactas de Tratamento de Efluentes.Finalmente o setor do programa governamental Minha Casa Minha Vida onde serão instalados redes coletoras e interceptores com tratamento em Estação de Tratamento de Esgoto.

Entendemos que a opção adotada para o Programa Minha Casa Minha Vida é  a  mais correta para atender uma população de aproximadamente  10.000 pessoas. A opção de se adotar fossas sépticas com filtro anaeróbio é inaceitável.

Também será necessário que exista uma garantia que haverá recursos disponíveis para operar e manter os sistemas propostos.

Proteção da Fauna.

No interior do empreendimento estão localizadas 03 lagoas e um pequeno curso d'água. Estas lagoas em conjunto com o Parque Estadual do Rio Doce, as Áreas de Especial Interesse para a Preservação de propriedade da Cenibra e a Reserva Particular de Patrimônio Natural da Lagoa Silvana da Usiminas compõem uma  área única para abrigo, circulação e alimentação de vários espécimes da fauna.

No projeto proposto apesar das diversas áreas destinadas a Áreas Verdes, APP e de Reserva Legal faltam uma  conectividade entre as 03 Lagoas e as  áreas verdes preservadas  externas. É necessário a construção deste corredor de fauna para preservar e manter a fauna existente na região.

A Fundação Relictos espera que o Projeto apresentado seja  revisto e aprimorado com as sugestões acima apresentadas.Que o desenvolvimento seja sustentável e que os Relictos presentes na região, seres raros, escassos e especiais possam conviver conosco harmoniosamente.

 

Condomínio Parques do Vale - Caratinga MG

Relictos participa de Audiência Publica do Condomínio Parques do Vale.

Data: 17/10/2010