PELOS SERES VIVOS, RAROS  ESCASSOS ESPECIAIS.

FUNDAÇÃO RELICTOS

NOTÍCIAS  133

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Assembléia Geral das Nações Unidas escolheu 2013 como o Ano Internacional para a Cooperação pela Água. O objetivo é promover uma maior interação entre nações e debater os desafios do manejo da água. Segundo a ONU existe um aumento da demanda pelo acesso, alocação e serviços relacionados a esse bem natural. O ano vai destacar iniciativas de sucesso sobre cooperação pela água.

O controle da água entre fronteiras também é um dos focos. Há tensões que podem ser evitadas se houver cooperação. Outra idéia é apoiar a formulação de novos objetivos que contribuam para o desenvolvimento de recursos sustentáveis da água. A quantidade de água no mundo é a mesma há milhares de anos, mas a cooperação e a eliminação do desperdício de água é fundamental para preservar o recurso.

A cooperação pela água assume muitas formas, desde a parceria através de fronteiras para o manejo de aqüíferos subterrâneos e bacias hidrográficas compartilhadas, até o intercâmbio de dados científicos, à parceria em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas.

 Metas

A campanha pelo Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013 pretende alcançar cinco objetivos:

1. Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;

2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;

3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;

4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;

5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

O Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 2013, deseja encorajar partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol do acesso racional aos recursos hídricos.

 

 

2013 – ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PARA A ÁGUA.

 Data: 12 / 01/ 2013.